© Copyright 2019 / Jornada Pedagógica FTD Educação 2020

PALESTRANTES

INSCRIÇÕES

Quer receber informações sobre a #JornadaFTD2020? 
Faça seu cadastro e receba materiais exclusivos de nossos Palestrantes e o Certificado de Participação ao final do evento.

Central de Relacionamento com o Cliente
[email protected]   
0800 772 2300

INSCREVA-SE

Chico Soares

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL

Doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison e Pós-Doutor em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi o primeiro Presidente eleito da ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação, que, em 2011, o escolheu para a homenagem especial. Em 2012 recebeu o prêmio Bunge pelas suas contribuições na área de avaliação educacional. Foi Presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016 e atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluación Educativa do México e foi consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.

Eduardo Deschamps

Engenheiro Eletricista, Pós-graduado em Empreendedorismo na Engenharia, Mestre em Engenharia Elétrica e Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Possui MBA em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Lideranças Públicas – CLP, em parceria com a Harvard Kennedy School. Professor da Universidade Regional de Blumenau – FURB (desde 1990). Reitor da FURB (2006-2010). Professor do MBA em Liderança e Gestão Pública do CLP (2019). Secretário-adjunto (2011) e Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina (2012-2018). Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED (2015-2016). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (desde 2011) e do Conselho Nacional de Educação – CNE (desde 2016), onde exerceu a Presidência do Conselho Pleno entre 2016 e 2018, e atualmente preside as Comissões do Sistema Nacional de Educação, do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular.

Emilia Cipriano

Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora titular da PUC-SP e Coordenadora do Instituto Aprender a Ser – Pesquisa e Formação na Área Educacional. Pesquisadora na área da infância. Autora de livros e artigos educacionais. Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais.

Eeva Kaarina Penttilä

Consultora Educacional na Finlândia, sendo uma grande referência no país. Atuou durante muitos anos no Conselho Nacional Finlandês de Educação. Foi Chefe de Assuntos Internacionais do Departamento de Educação e Chefe da Divisão de Formação de Professores e Diretores da Cidade de Helsinque. 

Hudson de Carvalho

Graduado em Psicologia e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFMG, Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP, realizou estágio de pós-doutorado pela PUCRS no Departamento de Medicina e Ciências da Saúde (área: Psiquiatria e Neurociências). É docente licenciado do curso de Psicologia da UFPel e, atualmente, trabalha como especialista em Educação Integral no Instituto Ayrton Senna. Tem experiência como editor de periódicos científicos, ensino da Psicologia em nível de graduação e pós-graduação, gestor público e na Psicologia Clínica e Escolar. Foi pesquisador visitante na Universidade de Minnesota (EUA) e realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Freiburg (Alemanha). 

Katia Smole

Diretora do Mathema e do Instituto Reúna, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação) e ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, Katia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), é Doutora e Mestre em Educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP, fez licenciatura e bacharelado em Matemática pela FFCL de Moema e cursos de aperfeiçoamento e especialização em Matemática no IME/USP. Até 1998, foi professora de Matemática no Ensino Médio da rede pública de São Paulo, cargo que ocupou com muito orgulho, como costuma dizer. Técnica em pesquisa e educação do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) no Instituto de Matemática e Estatística IME/USP (de 1989 a 1999), também participou de diversos projetos de formação e pesquisa sobre ensino de Matemática, entre eles o Projeto de Formação em Serviço de Professores das Séries Iniciais, financiado pela FAPESP (de 1997 a 2000). Autora de diversas publicações, Katia é referência na área de Ensino de Matemática e suas Tecnologias. 

Leo Fraiman

Psicoterapeuta. Especialista em Psicologia Escolar. Mestre em Psicologia  Educacional e do Desenvolvimento Humano pela USP. Master em Programação Neurolinguística. Escritor de mais de 20 livros, dentre os quais a Metodologia OPEE – Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, adotada hoje em mais de 1.300 escolas do Brasil. Consultor em programas de rádio e televisivos nas principais emissoras do país. Palestrante internacional. Integrante do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia, em Paris. Conferencista na ONU pelo Simpósio Internacional – Formando lideranças para o desenvolvimento futuro, em Genebra (Suíça).

Ricardo Mariz (Mediador)

Doutor em Sociologia, Mestre em Educação e Pedagogo. Coordenador da Área de Missão e Gestão da UMBRASIL. Coordenador do Grupo de Pesquisa – Cartografias dos territórios de aprendizagem — CNPQ/UCB. Idealizador do canal Esquina do Pensamento. Atuou na docência e na gestão da educação básica, foi Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Extensão e Reitor "pro tempore" da Universidade Católica de Brasília. Foi membro da Comissão de Justiça e Paz de Brasília e Vice-Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação do Brasil. Autor do livro Se minha mesa falasse: uma análise sobre a força do cotidiano na prática pedagógica e de diversos artigos e ensaios sobre educação, tecnologia e trabalho docente.

CONFIRMADOS

Considerado um dos principais futuristas do Brasil. Membro docente da Singularity University (EUA), Professor convidado da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e da Universidade de Lisboa (Portugal).
Suas apresentações já foram vistas em quatro continentes. Em 2018, foi convidado a compartilhar sua visão de futuro na ONU, em Genebra e foi colunista de Inovação da revista Época Negócios.
Como empreendedor, esteve no time de cofundação de diversas iniciativas da nova economia: laboratórios de big data, plataformas digitais, coworkings, aceleradoras, escolas de inovação, entre outros.
Como autor, teve seu livro figurando nas listas dos mais vendidos já na primeira semana.
Em 2020, foi convidado a participar da versão brasileira da coletânea ‘Letter to my younger self’ junto com de Paul McCartney, Jamie Oliver, Ariana Huffington, Ozzy Osbourne, Danny Devito e outros 80 nomes internacionais.
Atualmente, Tiago é uma das lideranças da Aerolito - laboratório que explora cenários futuros. Seus estudos estão direcionados, principalmente, à cultura digital, ao futuro do trabalho e a novas tecnologias.

Tiago Mattos